Antes de reformar, é preciso planejar

Antes de reformar, é preciso planejar

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Confira as dicas básicas para planejar e executar a reforma e evitar surpresas indesejadas

Quando o assunto é a reforma da sua casa ou apartamento, existe uma palavra que não pode faltar em hipótese alguma: planejamento. Estar preparado para cada detalhe da obra é fundamental para não sofrer traumas e frustrações com o resultado final. Por isso, preparamos uma lista básica para que você possa se planejar antes de dar início a uma longa e trabalhosa reforma. Vamos lá?

• Como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Por isso, deixar a ansiedade de lado e focar na paciência é fundamental para que sua obra seja bem-sucedida.

• Nada de começar a reforma sem ter, antes, um projeto em mãos. É ele que irá direcionar a dimensão da obra, o material necessário, o tempo de trabalho e, consequentemente, o valor que deverá ser investido. Além de encarecer a reforma, a ausência de um projeto pode atrasar todas as etapas do trabalho, inclusive a entrega final.

• Para não perder o controle dos gastos e correr o risco de o dinheiro acabar antes mesmo do término da obra, é imprescindível saber o valor disponível para a reforma. Com um projeto em mãos e um orçamento médio já determinado, fica muito mais fácil realizar as cotações e prever como ficará o trabalho quando concluído.

• Não execute o projeto sem o acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro. É este profissional que irá fornecer o laudo técnico para que a obra esteja de acordo com a NBR 16280 da ABNT.

• Pesquise e busque profissionais que tenham indicação. E, antes de começar os trabalhos, peça para que o responsável pela obra elabore uma planilha com o tempo e o material necessário a cada etapa da reforma, inclusive o prazo de entrega.

• Por fim, não dispense o profissional sem antes realizar uma inspeção e conferir se todos os estágios da obra foram concluídos.

Dicas anotadas? Então, pode começar a planejar. E não se esqueça: na hora de escolher os pisos e revestimentos do seu projeto, vi site o nosso site e confira a variedade dos revestimentos cerâmicos e dos porcelanatos Embramaco. Acesse www.embramaco.com.br e mãos à obra!