CerâmicaAssentamento de pisos: dicas para não errar

Assentamento de pisos: dicas para não errar

Saiba como evitar os equívocos mais comuns a essa etapa da obra

A obra mal começou e você não vê a hora de ter tudo pronto? Não sinta-se o único. A ansiedade é normal e, por isso, muitas vezes deixamos de lado detalhes importantes para um resultado final de qualidade. O cuidado com o assentamento de pisos é um deles.

Como existem erros que são comuns a essa etapa do trabalho, reunimos alguns deles para que você os conheça e não os encontre em seu projeto.

A falta de planejamento é um erro muito comum. Não saber a quantidade exata do material pode resultar na falta de peças que poderão não ser encontradas no futuro. Por isso, o recomendado é sempre comprar, no mínimo, 10% a mais do total previsto para o projeto.

Antes de começar, é fundamental definir o ponto de início do assentamento. Feito isso, recomenda-se que algumas caixas sejam abertas e o produto colocado no local onde será assentado. Assim, além da possibilidade de verificar se há peças defeituosas e/ou fora de padrão, pode-se também simular a paginação antes da finalização da tarefa.

O espaçamento dos revestimentos também deve ser respeitado. Por isso, as cruzetas de plástico entre as peças são fundamentais para garantir a uniformidade dos intervalos, que geralmente variam entre 1 mm e 8 mm. Confira na embalagem qual é a indicação ideal em relação ao tamanho das juntas e o modelo de produto a ser usado em seu projeto.

Os chamados kits niveladores, compostos por cunha, espaçamento e alicate voltados para esse fim são indispensáveis para garantir o nivelamento do revestimento e a uniformidade de sua aplicação. É importante ressaltar também que, quando o assentamento tiver de ser feito sobre um produto já existente, este deve estar nivelado, limpo e bem aderido. Em caso de desnível, o preenchimento deve ser feito com massa antes de as novas peças serem assentadas.

O tipo de argamassa que será utilizada no processo também é um ponto que merece atenção. Revestimentos cerâmicos, por exemplo, possuem porosidades e aderências diferentes, o que ocasiona também na variação da argamassa a ser usada, conforme abaixo:

  • ACI – revestimentos cerâmicos em parede e piso interno;
  • ACII – revestimentos cerâmicos em parede interna e piso interno e externo;
  • ACIII – porcelanatos de qualquer formado em paredes internas e pisos internos e externos;
  • ACIII-E – Colagens especiais;
  • Para assentamento de piso sobre piso, deve ser utilizada a argamassa específica para esse fim.

O teste de descolamento é outro ponto importante e deve ser feito antes do rejunte. Com um martelo ou um pedaço de madeira, bata levemente em cada peça a fim de identificar sons ocos. Caso perceba esse problema, retire o produto e o assente novamente. Assim, além de eliminar a possibilidade de barulho quando alguém caminhar sobre o piso, você reduz também as chances de quebra do material.

Abaixo, mais alguns pontos para você se atentar:

  • Guarde sempre uma caixa com as informações do produto, você pode precisar comprar mais material no futuro;
  • Guarde também algumas peças para serem utilizadas no futuro em possíveis reparos e/ou eventuais reformas;
  • Ao perceber defeitos no material que você adquirir, comunique a empresa antes de realizar o assentamento;
  • Não libere o tráfego sobre o piso antes do tempo recomendado para cada etapa do processo:
    • Assentamento – 72h, tráfego leve após três dias da aplicação e intenso, após sete dias da aplicação;
    • Rejuntamento – 72h após o assentamento;
    • Limpeza – 72h após a finalização do rejuntamento;
    • Para o contrapiso, o tempo de cura recomendado é de no mínimo 14 dias.

Não se esqueça de que, para certificar-se de que não haja equívocos, é preciso acompanhar todo o processo de execução. As falhas aumentam o tempo de trabalho e os custos da obra, porém podem ser evitadas se o serviço for supervisionado e, quando necessário, corrigido antes do término do assentamento.

E aí, já sabe tudo sobre assentamento? Agora você já pode dar uma olhadinha no nosso site e conferir todos os pisos e revestimentos com a qualidade Embramaco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos recentes

Artigos recentes

Artigos relacionados